quinta-feira, 10 de março de 2016

5- A ferroada do zangão e as contínuas aprendizagens (quarta postagem)


Em um dos dias que dedicamos à apicultura um fato foi inusitado e comediante. Ao ser ferroado através da costura da luva, na junta do dedo, o parceiro da atividade proferiu comentário sobre o fato, alegando que, pela agressividade e dor, o feito deveria ter sido efetuado por um zangão(masculino de abelha). Apesar da oportunidade, imaginei fazer algo mais interessante. Reconhecendo a inteligência do colega, este iria lembrar do fato e entender. Mandei um arquivo que citava as características do Zangão. Não tenho lembranças de qual arquivo exatamente, mas o trecho abaixo conduzirá ao mesmo raciocínio.
O zangão, é o macho das diversas espécies de abelhas sociais, especialmente da abelha-europeia. Caracteriza-se pelo porte superior às operárias e pela ausência de ferrão. Alheio às atividades de manutenção da colmeia, não produz mel porque não possui os órgãos essenciais para tais atividades. Possui apenas papel reprodutor.
O Zangão nasce de ovos não fecundados (este fenômeno é chamado de partenogênese e refere-se ao crescimento e desenvolvimento de um embrião sem fertilização, são fêmeas que procriam sem precisar de machos que as fecundem). Ele não possui órgãos de defesa ou de trabalho. Dotado de excepcional visão e olfato, é capaz de detectar rainhas virgens a até dez quilômetros de distância.
O zangão tem a função de proteger a colmeia de outros insetos que possam ameaçar a colmeia. Apesar de não possui ferrão, possui presas que servem para atacar outros insetos que tentem invadir a colmeia, tais como vespas e formigas.
Não pretendemos com este fato, denegrir a imagem do colega tendo em vista que o relato é uma prova de que vivíamos e ainda vivemos em constante aprendizagem sobre a atividade apícola. Tal área atinge níveis de Especializações, Mestrados e até Doutorados. Contudo, a atividade apícola é uma campo de aprendizagem inesgotável.
Não sei se lembrará, mas, Tiago Costa, filho de Joacy Filho(XK Veículos) me perguntou se eu sabia qual o nome biológico do fenômeno do nascimento do Zangão. A citação acima descreve o fenômeno para os colegas leitores.

O zangão, é o macho das diversas espécies de abelhas sociais, especialmente da abelha-europeia. Caracteriza-se pelo porte superior às operárias e pela ausência de ferrão. Alheio às atividades de manutenção da colmeia, não produz mel porque não possui os órgãos essenciais para tais atividades. Possui apenas papel reprodutor.
O Zangão nasce de ovos não fecundados (este fenômeno é chamado de partogênese e refere-se ao crescimento e desenvolvimento de um embrião sem fertilização. São fêmeas que procriam sem precisar de machos que as fecundem) Ele não possui órgãos de defesa ou de trabalho. Dotado de excepcional visão e olfato, é capaz de detectar rainhas virgens a até dez quilômetros de distância.
O zangão tem a função de proteger a colmeia de outros insetos que possam ameaçar a colmeia. Apesar de não possui ferrão, possui presas que servem para atacar outros insetos que tentem invadir a colmeia, tais como vespas e formigas.

Foto de amigo, de macacão e luva de napa, com cara de dor segundo ele, da ferroada do zangão.
Caricatura de Zangão com ferrão
Foto de Tiago.

2 comentários: